Forum Psiquiatria Hoje
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Forum Psiquiatria Hoje

Forum destinado à formação continuada na área de psicopatologia e psicofarmacologia
 
InícioProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Males da Infância - Artigo de Marcelo Leite, jornalista da Folha.

Ir para baixo 
AutorMensagem
Edson
Admin
Edson


Número de Mensagens : 128
Data de inscrição : 21/02/2008
Idade : 64

Males da Infância - Artigo de Marcelo Leite, jornalista da Folha. Empty
MensagemAssunto: Males da Infância - Artigo de Marcelo Leite, jornalista da Folha.   Males da Infância - Artigo de Marcelo Leite, jornalista da Folha. Icon_minitimeSeg 09 Mar 2009, 07:19

Males da infancia

(...) [E]studo da universidade canadense McGill, na última edição do periódico científico "Nature Neuroscience", focaliza um mecanismo que ajuda a entender como, de modo concreto e não por meio de vagas "pulsões", experiências da infância conformam a base do comportamento do adulto.

McGowan não trabalhou com genes, que alguns desinformados ainda supõem conter todo o destino de uma pessoa escrito em código cifrado de DNA. Deu preferência para um dispositivo químico (metilação) que silencia genes, ou seja, impede que eles sejam usados pelas células. Fez essa escolha a partir de pesquisas com ratos apontando que era um mecanismo importante para gravar no cérebro efeitos de vivências infantis.

Ninguém sabe se roedores têm complexo de Édipo, mas já se conhece bem o resultado de lambidas frequentes das ratas sobre seus filhotes. Eles se tornam mais resistentes ao estresse, característica que mantêm até a vida adulta. E esta resposta tem a ver com hormônios glicocorticóides, como o cortisol (conhecido como o "hormônio do estresse").

No foco da pesquisa canadense estava a metilação do gene NR3C1, mordaça bioquímica que atrapalha a comunicação desses hormônios. Seguindo a pista dos ratos, a equipe de McGowan levantou a hipótese de que seres humanos maltratados na infância -por abuso sexual, espancamentos etc.- apresentariam o mesmo padrão de silenciamento. Acertaram na mosca do alvo invisível para Freud.

Como não dá para fazer com gente viva os experimentos infligidos a roedores, o grupo da McGill recorreu a cadáveres. Mais exatamente, cadáveres de suicidas, divididos em dois grupos: com e sem história documentada de abusos na infância. (...)

O resultado esperado era que o padrão de silenciamento de glicocorticóides entre suicidas maltratados na infância fosse mais intenso do que entre os outros suicidas ou entre não-suicidas. Não deu outra. McGowan mostrou que, assim como acontece com ratos, seres humanos carregam para a vida adulta marcas indeléveis do que os entes queridos lhes fazem (ou deixam de fazer). (...)

O inconsciente molecular, por assim dizer -de cuja compreensão não nos encontramos tão mais próximos assim do que estava Freud quando escreveu, em 1895, seu "Projeto para uma Psicologia Científica".
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.psiquiatriahoje.com.br
Edson
Admin
Edson


Número de Mensagens : 128
Data de inscrição : 21/02/2008
Idade : 64

Males da Infância - Artigo de Marcelo Leite, jornalista da Folha. Empty
MensagemAssunto: Re: Males da Infância - Artigo de Marcelo Leite, jornalista da Folha.   Males da Infância - Artigo de Marcelo Leite, jornalista da Folha. Icon_minitimeDom 22 Mar 2009, 17:31

Achei interessante este artigo pela elegância do experimento enfocado e pela ponderação do articulista.
Antes de mais nada, é bom que se diga um estudo desta natureza não permite qualquer afirmação conclusiva. A hipótese é interessante, mas alterações metabólicas e eventos na infância não passam a ter uma relação de causa e efeito a partir de agora. Há ainda, um longo caminho a ser percorrido antes de sua aceitação enquanto fato comprovado. Muitas boas hipóteses já tiveram que ser abandonadas porque os resultados não se repetiram com outros pesquisadores.
Por outro lado, se estes resultados forem comprovados, seria um importante passo adiante como o próprio artigo afirma. Desvendar um dos mecanismos (que não seja o único) envolvidos na regulação decorrente de bons ou maus tratos na infância seria revolucionário.
Só não terei muita paciência, se mais uma vez anunciarem a morte da psicanálise (e outras psicoterapias). Até porque felicidade em pílulas já existe, só que vicia, e depois demanda terapia no tratamento deste vício.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.psiquiatriahoje.com.br
 
Males da Infância - Artigo de Marcelo Leite, jornalista da Folha.
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Forum Psiquiatria Hoje :: Psicopatologia :: Mente e Cérebro-
Ir para: